7 de fevereiro de 2012

A Fé Nossa de Cada Dia

Evito o quanto posso falar ou escrever sobre religião e eis que aqui não é o caso. Trata-se de uma abordagem simples e sem alardes sobre a diversidade dos caminhos que levam a Deus.

Tenho refletido acerca da fé, sem que isso seja alvo em meu ser de grandes inquietudes ou de buscas frenéticas, afinal parto de um ponto: acredito em Deus.

Costumo respeitar todos os credos e todos os que crêem, procuro abolir interferências invasivas sobre a minha forma de ser e estar na religiosidade e admiro as descobertas de todos em busca da espiritualidade.

Duas frases neste quesito me marcaram profundamente nos últimos tempos, a primeira delas dita por Shri Mataji Nirmala Devi, fundadora da Sahaja Yoga*: As religiões são pétalas de uma mesma flor. A segunda lida na biografia do Steve Jobs, onde ele expõe a seguinte reflexão: O cristianimo perde sua essência quando fica baseado demais na fé em vez de viver como Jesus ou ver o mundo como Jesus o viu. Acho que as diferentes religiões são portas diferentes para a mesma casa. As vezes, acho que a casa existe e às vezes não. É o grande mistério.

Citações ditas por pessoas que admiro profundamente e que vivenciaram este mundo, assim como eu vivencio.

Estas frases traduzem os caminhos polifurcados em busca de Deus, aqui me refiro a pluralidade dos caminhos e jamais a caminhos errados, até por que o resultado da trajetória do erro é o acerto e/ou o aperfeiçoamento interior, o qual contribui para a reforma íntima de todos os seres.

O direito de ser e estar dentro daquilo que se acredita é sagrado, e a meu ver é também percorrendo os múltiplos caminhos que chegaremos a esta Inteligência suprema que é Deus.

Concordo integralmente com Shri Mataji e ao contrário do Steve Jobs, acredito que a casa exista.

Possa Deus abençoar cada olhar que passar por aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário